• Badra Medicina e Estética

Você sabia que a acne pode ser causada pelo seu padrão alimentar?


Na microbiota intestinal existe um número de microrganismos 10 vezes maior do que a quantidade de células que temos no corpo. Dentre as bactérias, algumas estão ligadas a um quadro saudável, enquanto outras a um quadro patológico.


E o que você pode fazer que tenha uma relação direta com os tipos de bactérias que colonizam seu intestino?

Simples, a alimentação é o fator preditivo para isso. Dietas ocidentais que incluem carboidratos refinados, gorduras saturadas, produtos lácteos e chocolate podem agravar a acne, ativando sinais metabólicos derivados de nutrientes. Mas não se desespere, nem saia cortando tudo isso da sua alimentação. Tudo é questão de equilíbrio, a menos que tenha alguma intolerância ou alergia envolvida.

Nosso corpo está todo conectado! Alguns estudos apontaram a relação das emoções, principalmente estresse, depressão e ansiedade, com mudanças de microbiota intestinal e inflamações da pele. Estressores psicológicos fazem com que bactérias intestinais produzam neurotransmissores, os quais atravessam a mucosa intestinal para entrar na corrente sanguínea, resultando em inflamação geral.

Agora vamos ressaltar quais são os principais grupos de alimentos que devemos ingerir para cuidar da nossa microbiota e, consequentemente, da nossa

pele. Diminua a quantidade de carboidratos refinados e aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, hortaliças e grãos integrais. Diminua, também, o consumo de gordura saturada e consuma alimentos ricos em gordura boa, como castanhas, abacate, coco e peixes de água salgada. Uma alimentação variada e balanceada é rica em vitaminas e minerais com potenciais antioxidantes e anti-inflamatórios. Além das vitaminas que conseguimos por meio da alimentação, não podemos nos esquecer da vitamina D, basta uns minutinhos no sol é pronto!

Alguns estudos sugerem o uso de probióticos, que melhoram a microbiota intestinal e consequentemente a pele, mas lembre-se que não basta apenas suplementar, a alimentação como um todo precisa estar adequada.


Dra Ana Sofia (Nutricionista)


120 visualizações
 

(61) 3445-1016 (61) 9 9931-5655

  • Instagram

©2020 por BADRA MEDICINA E ESTÉTICA.